terça-feira, 19 de outubro de 2010

CURTAS DE ANIMAÇÃO

Enquanto fica, temporariamente, interrompida a produção da série "ANIME SUA COMUNIDADE", estamos trabalhando, nesse segundo semestre de 2010, na série "CURTAS DE ANIMAÇÃO". Nesse projeto estamos realizando 10 curtas-metragens em escolas públicas de cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, e Goiás. Cada filme é realizado em uma oficina com crianças e professores, a técnica é o DESENHO ANIMADO e o tema é a própria cidade.
Montamos um estúdio de animação na escola. As crianças começam com um pouco de estudo de linguagem cinematográfica e exercícios de animação no Zootroscópio. É impressionante como, enquanto as crianças vão descobrindo a magia do movimento gráfico nos ciclos que desenham em suas tirinhas, vão se libertando para o desenho e adquirindo autoconfiança em seus próprios traços. Reviver a experiência de animadores do início do século XIX as deixa bastante seguras para encarar as ferramentas digitais do século XXI. Em seguida escrevem coletivamente a sinopse do filme que desenvolverão. O filme a ser realizado será uma produção coletiva. Com base nessa sinopse organizam o roteiro e desenham os quadros do story-board. Esse story-board (que é o roteiro desenhado) passa a ser o nosso guia para os próximos passos da produção. 
Nesse momento, o grupo se divide entre os que querem continuar na produção dos movimentos dos desenhos criados e aqueles que, paralelamente, querem criar a trilha sonora do filme. Para ambos, o story-board é a guia.

Os que ficam na trilha começam a pensar em instrumentos e objetos que podem produzir os sons que a estória pede. Os que ficam na animação vão para as mesas-de-luz e começam a desenhar a lápis, no papel, as várias posições necessárias para a composição dos movimentos dos personagens. Tanto os desenhos como os sons são criados exclusivamente para o filme. Os desenhos em papel são digitalizados (através de scaner) e pintados no computador. No início de cada novo dia de oficina assistimos ao copião (uma breve edição) do que foi produzido nos dias anteriores. Esse copião é analisado e aprovado ou retocado pelo grupo. Ao final de uma semana temos pronto um filme com duração aproximada de 3 minutos.
Em dezembro estará disponível um DVD com os primeiros 6 filmes (acompanhados dos respectivos making ofs) da série "CURTAS DE ANIMAÇÃO" com filmes realizados por crianças de Uberlândia-MG, Itumbiara-GO, Franca-SP, Porto Franco-MA, Balsas-MA e Ribeirão Preto-SP.
O projeto "CURTAS DE ANIMAÇÃO" conta com benefício de lei de incentivo federal (Rouanet), tem produção da DIREÇÃO CULTURA, e realização das oficinas por equipe do NÚCLEO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS. Os 6 primeiros filmes tem o patrocínio do INSTITUTO ALGAR e os quatro filmes a serem realizados em 2011 tem o patrocínio da COMGÁS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário