domingo, 5 de setembro de 2010

O lado social da animação

Esse blog tem o objetivo de começar uma discussão sobre a animação que vem sendo desenvolvida nas áreas da educação e da cidadania. Já existe uma rede, ainda não organizada como rede, de pessoas, grupos e núcleos que realizam essa forma de animação. Estou chamando de "ANIMAÇÃO CIDADÃ" esses filmes que são realizados com grupos de crianças, adolescentes e educadores que, normalmente, têm menos acesso às ferramentas e linguagens contemporâneas de comunicação.
NÚCLEO
Vamos comentar os trabalhos realizados pelo NÚCLEO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS, que desde sua criação, em 1975, desenvolve essa forma de animação. No decorrer desses anos viemos, e continuamos, aprendendo a aprimorar a forma de realizar oficinas de animação com crianças, adolescentes e educadores pelo interior do Brasil.
ÇUIKÍRI
Um marco importante para o Núcleo é o filme "ÇUIKÍRI" , disponível no canal Elo Anima http://www.blinkxbrasil.com.br/eloplayer?bid=LQ-msRkTmiM1K9vJx8CJrQ .
Em 1975, uma equipe formada por Wilson Lazaretti, Maurício Squarisi e Édson Pereira dos Santos foi até São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro (850km de Manaus, Amazônia adentro) trabalhar com um grupo de crianças indígenas. Alí, reencontramos com a pureza do grafismo, que já tínhamos percebido nas crianças do interior do Pantanal.
COLEGAS
Conversaremos com outros colegas que vem desenvolvendo essa forma de animação.
Lula Gonzaga, no sertão nordestino.
Instituto Merlin Azul, no Espírito Santo. Chico e Alba Liberato, na Bahia.
Patrícia Alves Dias na Multirio, o projeto Anima Escola do Animamundi e outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário